Brasil
Publicada em 04 de Fevereiro de 2014 ás 10:15:13

Dura: vídeo do Portas do Fundos critica abuso na polícia e causa polêmica

Reprodução/YouTube
Vídeo de humor tem sido criticado por militares
Mais um vídeo do humorístico “Porta dos Fundos” está causando polêmica na rede. No novo episódio intitulado “Dura”, o grupo aborda a questão do abuso de autoridade praticado por parte de alguns policiais. 
 
O vídeo, no entanto, traz a situação com papeis invertidos onde o cidadão repreende os policiais e os humilham com direito a tapa na cara. Em apenas um dia o vídeo alcançou mais de 1,3 milhões de visualizações no YouTube e, é claro, milhares de reações com comentários tanto apoiando e quanto reprovando o tema. Assista:
 

 
O blogueiro Danillo Ferreira, que é oficial Polícia Militar da Bahia e estudante de Filosofia, diz que não se sentiu ofendido com o vídeo. Segundo seu post publicado no “Abordagem policial”, um dos mais conceituadas blogs sobre segurança pública no Brasil, o oficial diz que prefere sentir vergonha e pensar que há muito ainda há muito a ser feito para que as polícias sejam melhoradas. Veja texto publicado do blog:
“Um dos possíveis papeis para uma obra artística é provocar reflexões políticas e sociais naqueles que a contemplam. No caso da obra humorística não é raro se utilizar do exagero, do sarcasmo e da ironia para fazer com que o público perceba engraçadamente dinâmicas que geralmente estão sob o manto da seriedade cotidiana. O vídeo a seguir, da célebre produtora Porta dos Fundos, escolheu o tema da corrupção policial para tratar, invertendo os papéis entre cidadãos vítima de corrupção policial e policiais corruptos.
Sei que muitos irão se ofender e dizer que isso não deve ser generalizado e tal. Prefiro sentir vergonha, e pensar que há muito ainda que podemos fazer para tornar nossas polícias melhores”
No próprio blog lê-se reações diversas, a exemplo da relacionada abaixo onde o leitor, provavelmente militar, sugere que a corporação busque retratação.
 
“Realmente, corrupção e outras mazelas infelizmente ainda estão na Polícia, mas será que é só isso? Nossos policiais sustentam a segurança pública do país, salvam vidas, prendem criminosos várias vezes, quantas vezes forem suas oportunidades legalistas de estarem soltos e reincidentes, arriscam sua vida, pagam com sua vida o preço da violência, no entanto, só se vê a Polícia do Brasil apanhar, ser criticada, massacrada pela sociedade e pela mídia. Polícia nos outros países é profissão honrada, a sociedade tem o Policial com um herói, amigo, digno de respeito e consideração. No Brasil temos que ficar sendo vítimas de uma meia dúzia de atores metidos a humoristas com senso crítico e político, onde a Polícia é achincalhada, típica tradução de um Brasil hipócrita que adora bradar seus direitos, mas na primeira oportunidade de utilizar-se do “jeitinho brasileiro” não irá se eximir. Olhe bem o que a sociedade está fazendo com esses profissionais e vislumbremos o futuro que há por vir, uma Polícia sem respaldo do governo e nem da sociedade, o policial com receio de agir. O certo seria a corporação buscar retratação. Lamentável.(leitor do blog Abordagem policial). 
 
Saiba mais 
 
Contudo, foi na fanpage do Porta dos Fundos que o caldo entornou. Entre a enxurrada de comentários o BK2 selecionou alguns: 
“Na verdade não tem nada de engraçado. Isso é a triste realidade (invertida, obviamente) do país em que vivemos. É lamentável. Mas achei o video totalmente válido para ilustrar o abuso de poder que a população no geral sofre nas mãos da PM. E acredito que não seja nem a maior parte. Mas é uma pequena fatia que mancha a imagem da instituição.” (Leitor via FB)
 
“Vídeo realmente excepcional... 
Incrível, basta mudar os papéis que vira um "escândalo"... 
Não é um vídeo de humor, é um protesto, é perfeito...
A galera dando risada só pode ser idiota e assiste por assistir sem entender o contexto” 
(Leitor via FB) 
 
“Vcs ainda acham interessante???? eh pro isso que a polícia desce o cacete pq vagabundo nenhum quer respeitar, nós policiais fazemos isso sim de dá porrada e o escambal, mas fazemos com ladrão, agora um bando de playboy faz um vídeo escroto desse e ainda tem gente que bate palma, parabéns pela paródia agora quando precisar da polícia faz um videozinho engraçado ao invés de ligar 190.” 
(Leitor via FB)
 
“Quanta gente odeia a policia!!! Mas quando a mesma entra em greve fica todo mundo em panico no maior desespero, sei que tem muitos policias que não merecem a farda que veste, mais não são todos não gente, assim como muitas profissões existe o bom e o ruim, é muito triste ver tantas críticas, tantas reclamações, tantos questionamentos e desgaste contra os policiais. Quanta desvalorização, do trabalho suado de quem está nas ruas arriscando sua vida, tendo a coragem de expor sua família a sua ausência... Sabe o que é passar um Natal, um Réveillon, uma data especial sem o marido, companheiro, ou filho? Porq os mesmos estão na rua tomando conta da população e essa população fica nas rede sociais criticando e despejando ódio, não estou falando do vídeo. E sim dos comentários, já disse e torna a repetir, sei que tem muitos que não horão a farda que veste, mas não são todos.”  (Leitora via FB)
 
“Fazer video criticando é fácil quero ver fazer um vídeo falando dos riscos desta profissão, dos ataques as upps, de como esta farda é qse que insuportável de usar de tão quente, do baixo salario para o alto risco, das escalas desumanas de serviço, da falta de estrutura, quero ver falar dos muitos policiais que morrem todos os dias, quero ver defender uma população muitas vezes com o sacrifício da própria vida.
Fazer critica é fácil quero ver se por no lugar de um PM praça. 
Infelizmente só o que vende é a imagem ruim da corporação( pq sim há muita coisa errada) infelizmente minhas palavras são em vão pq ninguém reconhece, ninguém entende PQ SER POLICIAL É SOBRETUDO UMA RAZÃO DE SER .
Torço para que um dia a PM acabe pq se não prestamos pra nada para que arriscamos nossas vidas?
 
#semdireitos 
#desabafo” 
(Leitora via FB)
Polícia e outros vídeos da Porta
 
Mesmo com toda repercussão, o humorístico ainda não se manifestou sobre o fato. Esta não é a primeira vez que o grupo ilustra o lado incoerente da polícia. No episódio “suborno” é abordada a questão da propina na rua. Valendo-se muito mais do humor do que da crítica, a esquete arrancou risadas e foi aceita sem polêmica. Relembre:

No episódio "Bala de borracha", também de 2013, o grupo aborda de forma hilária a utilização de bala de borracha nos protestos. Assista:

E você? O que achou? Comente abaixo:

Redação BK2

 
Outras Notícias de Brasil
25 de Agosto de 2014 ás 07:31:51
21 de Agosto de 2014 ás 08:51:01
18 de Agosto de 2014 ás 07:36:37
18 de Agosto de 2014 ás 03:11:44
17 de Agosto de 2014 ás 23:50:32
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line