Economia
Publicada em 03 de Outubro de 2017 ás 17:52:50

Palestra sobre economia e finanças abre Semana de Capacitação em Feira

Luiz Tito
Semana Sebrae acontece até este sábado

A oportunidade de saber mais sobre o panorama econômico atual com um especialista no assunto atraiu mais de 280 empresários e potenciais empreendedores para a palestra “Economia e Finanças: Novos Cenários para as Pequenas Empresas”, realizada em Feira de Santana, na noite desta segunda-feira, 2, primeiro dia da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial. O encontro ocorreu no Sesi Cruzeiro.

 

Conhecido como “Sr. Dinheiro” devido à sua participação em programas televisivos, o professor e consultor financeiro Luís Carlos Ewald defende que o comportamento pessoal dos donos do negócio se reflete na administração. “Quem for desorganizado em suas finanças pessoais levará isso para a sua empresa e ela irá quebrar”, alertou. Ele frisou, ainda, a importância do planejamento e controle orçamentário, e como um plano de negócio, o controle de custos e a atenção à contabilidade são fundamentais para as decisões de investimentos e a sobrevivência da empresa. “O orçamento é sempre realista”, declarou.

 

Cenário de oportunidade

 

Ao abordar o cenário econômico, ele fez a projeção de que o país voltará a crescer, apontando fatores como a redução da taxa Selic, a médio prazo, e o dólar voltando a um patamar que irá gerar saldos comerciais. É o momento, então, do investidor pessoa física reavaliar suas estratégias para aplicação do seu dinheiro, face a provável queda das taxas de empréstimos, lideradas pelos banco estatais.

 

Evandro Barbosa é dono de uma pequena empresa no ramo de segurança eletrônica, que implantou há quatro anos. Atento à necessidade de aprender mais sobre esses assuntos, procurou o Sebrae e fez um curso sobre Gestão Financeira, há uma semana atrás, e foi à Semana Sebrae de Capacitação Empresarial para adquirir mais conhecimento. “Foi uma palestra muito boa. O que assisti aqui agrega ao que vi no último curso e pretendo aplicar de imediato”, afirmou.

 

Ícaro Andrade é estudante de Administração e agente de desenvolvimento em Serrinha. Ele, que pretende abrir um negócio após a conclusão do curso, viajou a Feira de Santana para participar da Semana e aprovou a programação. “Tenho fascínio pelo empreendedorismo e vejo que acontece como o palestrante falou. A gente vê a falência de muitas empresas devido à ausência de gestão financeira”, disse.

 

“O início da Semana de Capacitação com espaço lotado mostra interesse do empresário pelo que preparamos. É o anúncio de uma Semana de sucesso! Estamos muito felizes”, avaliou o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis.

 

A programação na região segue até o próximo sábado, 7. São 2,2 mil vagas gratuitas em diversas palestras e oficinas nos municípios de Itaberaba, Iaçu, Ruy Barbosa, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha e Jeremoabo, além de Feira de Santana. As inscrições podem ser feitas no site do evento, com temáticas envolvendo inovação, planejamento, atendimento, modelos de negócios, mercado, finanças e vendas.

 

A Semana de Capacitação é realizada pelo Sebrae, com o patrocínio do Santander e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o apoio da Rede Bahia. Na região, a ação conta com a parceria do Programa Feira Empreende; CDL e associações comerciais de Euclides da Cunha e de Ribeira do Pombal; Salas do Empreendedor de Ruy Barbosa, Euclides da Cunha e Iaçu; CDL de Feira de Santana e Itaberaba e Casa do Empreendedor de Jeremoabo.​

 

Semana Sebrae acontece até este sábado, 7

 

Maior evento da Bahia para pequenos negócios, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial está em sua terceira edição e acontece entre os dias 2 e 7 de outubro, com oportunidades em mais de 80 cidades baianas. É possível garantir uma das mais de 28 mil vagas ofertadas realizando inscrição no site. Em Salvador, o evento acontece mais uma vez no Hotel Fiesta, durante o dia inteiro. A Semana Sebrae acontece durante as comemorações de 45 anos do Sebrae e oferece, em todo o estado, mais de 340 eventos com foco em gestão e inovação.

 

A programação conta com seminários, oficinas e palestras sobre os mais diversos aspectos do universo do empreendedorismo, como inovação, marketing e vendas, planejamento, finanças, atendimento, gestão de estoque, liderança, gestão de pessoas, gestão estratégica, produtividade, processos, empreendedorismo feminino, modelo de negócio, startups, acesso a crédito e financiamento coletivo, entre outros. Há oportunidades gratuitas e pagas, com investimentos a partir de R$ 10. As fotos da Semana de Capacitação estão disponíveis no Flickr do Sebrae Bahia: www.flickr.com/photos/sebraebahia/.

 

Serviço

 

O quê: Semana Sebrae de Capacitação

Quando: até 7 de outubro

Onde: Fiesta Convention Center, em Salvador, e mais 80 cidades

Inscrições: www.semanasebrae.com.br

Obs.: Em Salvador, as capacitações custam a partir de R$10 e algumas são gratuitas

Vívian Rodrigues (Agência Sebrae de Notícias - Bahia)

 
Publicada em 03 de Outubro de 2017 ás 17:52:50
Outras Notícias de Economia
15 de Dezembro de 2017 ás 09:21:55
13 de Dezembro de 2017 ás 11:17:46
12 de Dezembro de 2017 ás 10:07:47
07 de Dezembro de 2017 ás 09:36:47
04 de Dezembro de 2017 ás 19:01:15
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line