Especiais
Publicada em 14 de Fevereiro de 2018 ás 22:05:35

Bons motivos para cuidar do telhado da sua casa

É muito comum as pessoas não se importarem com o que não vêem. Como não andamos olhando para cima, nem sempre damos o devido valor ao telhado de nossa casa. Mas é bom sempre ter em mente que essa parte do imóvel deve ser bem construída, caso contrário, o prejuízo pode ser bem maior que o de algumas telhas quebradas, pois vazamentos e má proteção ao teto podem causar sérios danos à estrutura da casa como um todo, além de aos bens que sua família guarda sob esse teto.

A construção de um telhado de um sobrado simples não costuma demorar mais do que duas semanas. Embora seja uma das partes estruturais mais importantes da casa, também é a que demanda menos tempo de execução.
 
Alguns cuidados devem ser sempre lembrados na hora de cobrir a casa. Antes de projetar um telhado, o morador deve lembrar-se que se optar por muitos cortes e cantos na cobertura, o custo da obra será maior, além do da manutenção, pois, sempre que um pedaço da telha precisar ser retirado, o restante será inutilizado.
 
O cálculo da quantidade de telhas a ser usada não é tão simples, por conta da inclinação e do acabamento que se escolher. Profissionais da área projetam perda de até 10% do material utilizado.Cuidado tão grande quanto na hora de escolher as telhas deve ser tomado na hora de escolher a madeira para a estrutura do telhado. Ela deve ser resistente às intempéries e ao peso das telhas utilizadas, sem falar dos ataques de cupins. A madeira mais utilizada hoje em dia é maçaranduba, tão dura que espanta até o cupim.
 
Conselhos para a estrutura
 
Antes do rigor das leis ambientais, a madeira mais usada era a peroba, hoje de comercialização proibida, mas que ainda pode ser usada se comprada em lojas de materiais usados e de demolição. Porém, essa opção aumenta o preço final da obra.
 
Outro bom conselho é forrar o beiral do telhado para evitar que as telhas levantem com o vento.O Brasil se caracteriza pelas construções e reformas gerenciadas pelo próprio morador. Na maior parte dos casos, os telhados são construídos por carpinteiros autônomos, que aprendem o ofício sem conhecimentos técnicos, ou pelos próprios donos da casa.
 
Mas há empresas que prestam serviço de montagem de telhados. Elas costumam incluir no preço do trabalho os custos de mão-de-obra e do material necessário. O valor varia de R$ 90 a R$ 200 o metro quadrado, mas com a vantagem de ter a garantia do serviço, que não deve ser de menos de cinco anos.
 
Mas, para quem quiser pôr as mãos na massa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que oferece cursos específicos para quem deseja aprender as técnicas de construção de telhados usando materiais de cerâmica e cimento.
 

Redação BK2

 
Publicada em 14 de Fevereiro de 2018 ás 22:05:35
Outras Notícias de Especiais
24 de Janeiro de 2018 ás 14:17:57
05 de Janeiro de 2018 ás 10:13:30
22 de Dezembro de 2017 ás 10:13:21
19 de Dezembro de 2017 ás 22:16:40
22 de Novembro de 2017 ás 11:46:03
Big Brother Brasil
Cidades
Música
Empregos e Concursos
Economia
Carnaval
Natal
Copa 2014
Olimpíadas 2016
Mundo Rock
São João da Bahia
Radar
Mundo Gospel
Quentura
Jogos BK2
Cursos 24 horas
 
Jogue Grátis
Cursos 24 horas
Compras On-line